Quitosana - Auxilia na redução de peso?



Se você usa suplementos e pratica exercícios diariamente já deve ter ouvido falar sobre quitosana, mas afinal será que ouvido o conceito certo sobre este tipo de suplemento?

A quitosana é uma fibra formada por um aminopolissacarídeo derivado da quitina, um polímetro de ocorrência natural, obtido a partir de exoesqueletos de crustáceos. Essa fibra é similar à celulose, que é a fibra das plantas.

Contudo, ao contrário desta, a quitosana possui uma carga elétrica positiva e, por isso, tem a habilidade de atrair as gorduras ingeridas que possuem carda negativa. A gordura e a quitosana juntas formam uma massa não digerível, que é eliminada através do trato digestivo.

Devido a sua carga elétrica, a quitosana pode seletivamente absorver gorduras saturadas mesmo em meio aquoso. Assim, toda a gordura que está ligada à quitosana passa através do corpo sem ser absorvida ou armazenada (ou seja ele impede a absorção das gorduras que estão sendo ingeridas mais não elimina a que esta acumulada).

O consumo da quitosana faz com que o corpo acumule menos gordura. Com menos gordura senda absorvida, o corpo recorre à gordura previamente armazenada para utilizá-lá como fonte de energia, promovendo com isso o que é conhecido "queima de gordura".

A quitosana não contém calorias já que não pode ser absorvida, ela pode absorver entre 6a 10 vezes seu peso em gorduras. Os benefícios são reconhecidos mundialmente e atestados pelas mais respeitadas instituições de pesquisa. No Brasil, a ANVISA recomenda que os fabricantes coloquem a alegação que a quitosana auxilia na redução de gordura e colesterol e ressalta a importância da adoção de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Recomenda-se os seguintes cuidados no consumo de produtos à base de quitosana: Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo de tais produtos e o consumo destes produtos deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.

0 comentários:

Postar um comentário