Cortisol - Aliado ou inimigo??



O cortisol é um hormônio responsável por controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse, diminuir a imunidade e manter a estabilidade emocional. Além disso, ele tem a função de estimular o açúcar do sangue e criar proteínas, tanto no sangue quanto no fígado. Quando o valor de cortisol está elevado ou diminuído podem ocorrer problemas como aumento do peso ou depressão. O diagnóstico do cortisol alterado é feito com base nos valores do cortisol urinário e do cortisol plasmático.

Consequências do Cortisol Alto
Quando a concentração de cortisol no sangue é alta pode ocorrer:
perda de massa muscular,
aumento do peso,
aumento das chances de osteoporose,
dificuldade na aprendizagem,
baixo crescimento,
diminuição da testosterona e
lapsos de memória.
Um dos motivos do cortisol alto no sangue é o estresse.

Consequências do Cortisol Baixo
Já quando a dosagem do cortiso é baixa na corrente sanguínea o indivíduo pode ter :
quadros de depressão,
fadiga,
cansaço,
fraqueza e
desejo repentino de comer doces.
Exame para avaliar o Cortisol
O exame de sangue é um dos exame de dignóstico eleito para avaliar os níveis de colesterol no corpo. Os valores de referencia para o cortisol plasmático são:

Manhã: 5 e 25 mcg/dl;
Tarde: queda maior que 35% do valor obtido pela manhã;
Noite: queda maior que 50% do valor obtido pela manhã.
Se o médico desejar, ele pode pedir um exame de urina para avaliar o cortisol urinário, segundo a produção do hormônio entre o período da manhã e da tarde, por exemplo.

 Tratamento para o Cortisol
O tratamento para o cortisol é feito com a toma de medicamentos, mas o consumo do Inhame é um ótimo remédio caseiro para diminuir o cortisol.

Uma boa maneira de controlar naturalmente os níveis de cortisol no sangue é fazendo exercícios, aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína.

Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado de certa forma à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. Alimentar-se corretamente e fazer exercícios são algumas das maneiras de manter os níveis de cortisol aceitáveis.

0 comentários:

Postar um comentário