A importância de carboidratos antes e pós treino



O exercício, dependendo da intensidade e duração, é capaz de utilizar rapidamente os estoques de glicogênio muscular, podendo levar à depleção e conseqüente fadiga . A reposição dos carboidratos nessa situação é fundamental para a performance física e o bom desempenho cognitivo . Nos casos em que a dieta não puder suprir o aporte desse nutriente, indicam-se suplementos alimentares à base de carboidratos como é o caso da maltodextrina, um dos suplementos mais popularmente utilizados pelos praticantes de atividades físicas.

Para manter estoques elevados de glicogênio muscular e de substrato energético durante a atividade física, a dieta deve ser rica em carboidratos nos períodos que antecedem a competição ou treino (em torno de 65% do total de calorias) .
Nos intervalos entre as sessões de exercícios, o consumo de carboidratos deve ser estimulado, de preferência associado à ingestão hídrica para facilitar a digestão e absorção e aproveitar a estratégia de hidratação.
Após o término do exercício, é importante recompor os estoques de glicogênio muscular que foram depletados, aproveitando as duas primeiras horas após o exercício para priorizar a ingestão de alimentos fontes de carboidratos de fácil digestibilidade.
Assim, a rápida recuperação dos estoques de glicogênio muscular fará com que o atleta esteja pronto para a prática do esporte no dia seguinte ou na próxima sessão.
Indicação antes do exercício: 30 gramas.
Indicação pós exercício: 10 gramas.
Fonte: Oficina Corporal