Vitaminas:
Vitaminas são nutrientes essencias que seu corpo precisa em quantidades pequenas para funcionar na mais perfeita forma. Existem dois tipoes de vitaminas: as solúveis em gordura e as solúveis em água.
Vitaminas solúveis em gordura:
São encontradas principalmente em alimentos ricos em gordura. O seu organismo precisa delas todos os dias para funcionar perfeitamente.
Contudo não é recomendado o alto consumo dessa vitaminas uma vez que o excesso delas é armazenado no organismo, especialmente no fígado e nos tecidos gordurosos, dessa forma não há necessidade da alta ingestão dessas tipo; vitaminas A, D, K e E são solúveis em gordura.
Vitaminas solúveis em água:
Não são armazenadas pelo organismo, e dessa forma você precisa delas com mais frequência. O exesso consumido é eliminado pela urina, e dessa forma essas vitaminas, mesmo quando ingeridas em exesso, são seguras para o consumo. As vitaminas solúveis em água podem ser encontradas em frutas, vegetais, e em grãos.
Contudo o calor, o modo de preparo e até mesmo a exposição ao ar pode fazer com que esses alimentos percam a maioria de suas propriedades vitamínicas. As vitaminas B6, B12, B3 (niacina), B2 (riboflavina), B1 (tiamina), C, H (biotina), Ácido fólico e Ácido pantotênico são solúveis em água.
Minerais:
Os minerais, assim como as vitaminas, são nutrientes essencias para o perfeito funcionamento do organismo. Os minerais podem ser encontrados em carnes, peixes, leite laticínios, vegetais, frutas e nozes.
São indispensáveis por três motivos;
- Formação e manuntençãode ossos e dentes fortes;
- Controlar os fluidos corporais dentro e fora das células;
- Transformar os alimentos que ingeridos em energia. O cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e enxofre são considderados minerais essenciais.
Microelementos:
São também nutrientes essencias que o seu corpo precisa para funcionar perfeitamente. Contudo as necessidades do organismo para esses microelementos são menores do que para as vitaminas e minerais. Microelementos são encontrados em pequenas quantidades em alimentos como carnes, peixe, cereais, leite, laticínios, vegetais e nozes.
Os microelementos são boro, cabalto, cobre, cromo, flureto, iodo, manganês, molidênio,selênio, silício e zinco.